Como parte da seção ‘obras construídas’, publicamos o projeto do Riverside Museum construído em Glasgow, na Escócia, da arquiteta Zaha Hadid e equipe, e que resultou de um concurso internacional. A obra fica às margens do rio Clyde, e foi pensada como uma ligação desse canal fluvial com a cidade. Ao todo, são 11 mil m² de construção, 7 mil dos quais relativos a espaços de exposição.
O edifício do Museu dos Transportes foi concebido como uma extrusão seccional aberta em lados opostos. O delineamento transversal é um gesto de resposta para encapsular uma onda.Nas áreas externas das dobraduras formadas pelo desenho foram posicionadas as salas de apoio para o funcionamento do museu. As duas pontas do túnel são fechadas por vidro, com o avanço do telhado ondulado para sombreamento. Aberturas no teto e nas paredes permitem a entrada de luz natural e promovem a comunicação entre interior e exterior. Para proteger os objetos da mostra, há controle da luz solar, chegando ao blecaute total, se necessário. O café, instalado numa das extremidades, beneficia-se da transparência, permitindo a vista de ambos os rios.
“A história de Glasgow é profundamente interligada com a história do rio Clyde e juntos eles têm informado de design do museu”, explica Hadid. ”Através da arquitetura, podemos investigar as possibilidades futuras mas também explorar as bases culturais que definiram a cidade.”
Segundo um dos representantes do cliente: “A história de Glasgow como um gigante industrial, líder mundial em engenharia e construção naval, é comemorado em uma obra-prima arquitetônica que mostra que continuamos na vanguardado design e da tecnologia. No mesmo local onde os navios e barcaças foram construídos, o lançamento do Museu Riversideé uma ocasião em que se deve ter orgulho. Enquanto celebramos o nosso passado, estamos decididos a olhar para o futuro. Na verdade, agora há mais pessoas a trabalhar em Glasgow, em cultura e turismo. Glasgow é uma cidade transformada, de wasteland pós-industrial, para um destino global de cultura e esporte. “
Lord Kelvin Smith, Presidente do Recurso do Riverside Museum, afirmou: “Eu quero agradecer aos curadores, aos nossos clientes, empresas e aos muitos milhares de indivíduos que têm contribuído para esta celebração. Cada centavo levantado pelo recurso foi gasto na criação daquilo que está se tornando uma das atrações principais do Reino Unido, mas o mais importante, um lugar onde as crianças podem se inspirar. ”
O paisagismo é projetado para dirigir as atividades em torno do edifício. Um anel de lajes de pedras variadas cria um caminho de sombra ao redor do prédio. No lado oeste da superfície dura progride para uma paisagem suave de grama para criar um espaço informal, um pátio aberto. Uma linha de árvores serão adicionadas ao lado do cais ferry para reduzir a exposição da área aos ventos dominantes. Ao longo do lado sul e leste, um espelho d´água é utilizado para dar continuidade com o rio ao nível do cais.
Fotos internas:
Desenhos e imagens complementares:
__________________________________________________
Ficha Técnica
Data: 2004-11
Programa: Transport Museum
Cliente: Glasgow City Council
Equipe: Jim Heverin, Johannes Hoffmann, Matthias Frei, Agnes Koltay, Malca Mizrahi, Tyen Masten, Gemma Douglas, Johannes Hoffmann, Daniel Baerlaecken, Achim Gergen, Christina Beaumont, Markus Planteau, Claudia Wulf, Alasdair Graham, Rebecca Haines-Gadd, Brandon Buck, Naomi Fritz, Liat Muller, Elke Presser, Hinki Wong, Michael Mader.
Equipe de competição: Malca Mizrahi, Michele Pasca di Magliano, Viviana R. Muscettola, Mariana Ibanez, Larissa Henke
Engenheiro de estruturas: Buro Happold, London – Wolf Mangelsdorf, Andrew Chan, Franck Robert, Tim Kelly
Serviços: Buro Happold, Glasgow – Scott Baird, George Reilly
Acústica: Buro Happold, Bath – Lawrence Hughes
Segurança contra incêndios: FEDRA, Glasgow – Brian Morrell
Consultor de custos: Capita Symonds – Eric Gordon
Gerenciamento de projetos: Capita Symonds – George Webb, John Jackson
Custo da obra: 74 milhões de libras.
____________________________________________________
Fonte: Concurso de projetos/Archdaily.com