segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Construindo com Terra

Quem não acredita na eficiência e durabilidade da terra, basta dar uma olhada em construções históricas que resistem aos séculos e séculos. Os antigos souberam usar muito bem esta matéria prima.

Exemplo disto é a grande muralha da China feita em terra no ano 3000. AC , a cidade bíblica de Jericó erguida há 10.000 anos, nossas igrejas colônias construídas há 500 anos, a cidade de Paraty, Ouro Preto, Diamantina, todas estas construções empregaram terra crua.

Se a história prova que a terra é firme como rocha, quando usada tecnicamente de maneira correta, imagine, se ocorrer a adição de outras matérias primas para lhe dar maior durabilidade e outros efeitos benéficos.

Argila é o principal componente na preparação de adobe, cobe e pau a pique. Nos três casos, a argila e misturada com água e terra; enquanto na preparação de cobe também se agrega palha, essa é optativa nos casos de adobe e pau a pique. O que realmente diferencia as três técnicas é o modo de preparar e secar a mistura.

Temos diversos métodos para reconhecer uma boa argila. O método mais básico é sentir a sua consistência quando úmida. Uma boa argila é pegajosa e se adere a mão. Também é elástica: se a estiramos em forma de um lápis e a envolvemos num dedo e esta não quebra, a argila pode ser usada.
Quando seca a argila não se quebra facilmente. É útil também saber reconhecer um solo argiloso. Esses podem ser das cores mais diversos.

Pau a Pique: a mais tradicional das técnicas brasileiras, antigamente era amplamente usada pelas populações rurais, é um dos melhores sistemas de pré- construção. Consiste em fazer uma malha usando o bambu ou outro tipo de material ( pode se também usar sobras de madeiras) com 15cm x 15 cm.
Feito isto, os espaços devem ser preenchidos com barro, deixando secar por alguns dias antes de rebocar . Para proteger as paredes contra a umidade e chuvas, fazer uma faixa nas paredes externas e no banheiro utilizando material impermeável. Nas paredes externas utilizar faixas de 50cm , e na cozinha e banheiros de 1,50m . Este material impermeável pode ser feito de cacos de ardósia, azulejos ou de massa de cimento com óleo ou algum outro impermeabilizante. Muito importante é fazer o beiral do telhado com no mínimo 80cm (o ideal é 1metro). As paredes devem ter apoio de 2m em 2metros.

Adobe: o tijolo de adobe ainda é usado em várias regiões do Brasil e em alguns países do mundo. Para prepara-lo utilize solo argiloso. Faça um buraco perto do local da obra onde se encontre solo apropriado, colocamos água e depois amassamos com os pés até sentir que tem boa liga. Necessitamos construir algumas formas de madeira com as dimensões de 40cm de comprimento, 20cm de largura e 15cm de altura. molhe a forma antes de colocar a argila e deixe o tijolo secar por 10 dias , virando a cada 2 dias.
Para testar sua resistência, coloque dois tijolos afastados entre si mais ou menos 30cm, coloque um outro por cima , se não rachar é porque é de boa qualidade.


O solo cimento ou solo calAdicionando uma pequena quantidade de cimento ou cal às qualidades plásticas da terra. Utilizada desde a antiguidade até nossos dias, obtém se um material surpreendente, tradicional e popular:


Este material , com eficiência comprovada há décadas em vários continentes, é empregado na construção de conjuntos habitacionais, edifícios, muros de contenção, escolas, na pavimentação de vias] e estradas....
O solo cimento é uma mistura de 10 a 20 partes de terra para uma de cimento, esta mesma mistura pode ser feita com cal virgem.
Utilizando basicamente os recursos materiais locais , dispensando o uso de equipamentos sofisticados e o consumo de energia, harmoniza se com as características ambientais e culturais das regiões brasileiras, este material é uma solução simples, pratica e avançada que permite um considerável barateamento da construção.
Os métodos construtivos com solo cimento exigem mão de obra pouco especializada. Podendo ser adotados sistemas familiares e comunitários, no esquema de mutirão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário