A luz é um estudo muito antigo, ela possui uma lei básica da reflexão luminosa que foi descoberta por Heron de Alexandria, no século I. Willian Wheeler desenvolveu a técnica dos dutos luminosos em 1880. Sua ideia era usar dutos com superfície interna refletiva para conduzir luz. Seu protótipo não era muito eficiente pois a maior parte da energia era absorvida pelos espelhos da época.
Os dutos de luz são compostos por 4 sistemas básicos: coleta de luz, transmissão, distribuição e emissão da luz.
Esse sistema é um sistema antigo e muito eficiente que está tomando novamente seu lugar devido a retomada dos conceitos de construção eficiente (sustentabilidade). Ele capta a luz do céu e conduz a luz através da várias reflexões e distribuindo no ambiente. Ele economiza energia elétrica e melhora o conforto visual e se for houver a necessidade de mais luminância pode-se complementar com o uso de outros sistemas de iluminação.
Hoje já existem alguns dutos com domo transparentes que ajudam no bloqueio contra o calor mas já existem pesquisas de tipos de construções de dutos de luz utilizando cabos de fibra óptica, melhorando a eficiência e bloqueando a entrada de radiação melhorando tanto a iluminação como o conforto térmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário