A permacultura é um conjunto de conceitos e propostas que busca a criação de ambientes humanos sustentáveis. É uma contração das palavras “permanente” e “agricultura” ou “permanente” e “cultura”.
A permacultura foi criada no final dos anos 1970 por Bill Mollison e David Holmgren, na Austrália, e não trata somente dos elementos de um sistema, mas, principalmente, dos relacionamentos que podemos criar entre eles, por meio da forma com que os colocamos no terreno.
O objetivo é a criação de sistemas, que, sendo ecologicamente corretos e economicamente viáveis, se retroalimentem, não explorando ou poluindo, sendo sustentáveis no longo prazo. Para tanto, a permacultura busca reproduzir os modelos da natureza, criando ecossistemas cultivados, a partir da observação/reflexão/design, estabelecendo um processo cíclico, em que, após o design, há uma nova observação, uma nova reflexão e, então, se necessário, o redesenho.
Ética da permacultura
A permacultura possui uma ética que se apóia em três pilares:
a) cuidado com a Terra, que nos orienta sobre como cuidar de todas as coisas, vivas ou não. Isso implica atividades inofensivas e reabilitantes, conservação ativa, uso de recursos de forma ética e comedida, e um estilo de vida correto (trabalhando para criar sistemas úteis e benéficos);
b) cuidado com as pessoas, orientando sobre como suprir as necessidades básicas de alimentação, abrigo, educação, trabalho para as pessoas, assim como sobre construir contatos humanos mais saudáveis. Tais cuidados são importantes porque, mesmo que as pessoas constituam apenas uma pequena fração da totalidade dos sistemas vivos do planeta, o impacto que elas causam é significativo e perdura por longos períodos;
c) cuidado com a distribuição dos excedentes, que representa o investimento de tempo, dinheiro e energia para alcançar os objetivos de cuidado com a Terra e de cuidado com as pessoas. Isso significa que, após termos suprido nossas necessidades básicas e projetado nossos sistemas, de forma otimizada, dentro dos limites possíveis, poderemos utilizar nossas energias para auxiliar a outros no alcance desses objetivos.
fonte: Sattler, HABITAÇÕES DE BAIXO CUSTO MAIS SUSTENTÁVEIS: a Casa Alvorada e o Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis.
fonte: Sattler, HABITAÇÕES DE BAIXO CUSTO MAIS SUSTENTÁVEIS: a Casa Alvorada e o Centro Experimental de Tecnologias Habitacionais Sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário