terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Estratégias de Projeto para Goiânia (Zona Bioclimática 6)

A norma de Desempenho Térmico de Edificações (Zoneamento Bioclimático Brasileiro e Diretrizes Construtivas para Habitações Unifamiliares de Interesse Social) nos mostra como tirar estratégias para o desenvolvimento de projetos com o finalidades de conforto para os edifícios.
Estou pegando como exemplo como a cidade de Goiânia/GO pois pertence a região onde moro.
Essa é a carta bioclimática para a zona 6. Cada cor na carta representa uma aspecto a ser analisado,  a zona hachurada em vermelho representa o nível de impacto para análise para a zona de Goiânia (zona 6). Ela está na área de ZC (Zona de conforto) ZV (Zona de Ventilação) MTA  ( Massa térmica de Aquecimento) RE ( Resfriamento Evaporativo) e CA ( condicionamento artificial).
Através do software Climaticus podemos fazer várias análise, ele nos  fornece vários dados de cada uma das regiões como direção e velocidade do ventos, umidade frequência de luz natural entre outras informações.

Acima uma tabela gerada pelo Climaticus, onde cada uma das cores representa uma porcentagem de estratégia que deve ser adotada para se obter conforto na edificação durante o ano.


A norma de desempenho em relação a ventilação para se alcançar um conforto nos diz:

 Finalizando então para a região de Goiânia um projeto para ter um bom desempenho térmico deve: 
-Uma boa ventilação cruzado durante boa parte do ano com as aberturas voltadas para o leste devido a sua predominância no ano e aberturas no lado oposto afim de se realizar uma ventilação cruzada.
-Aberturas Médias, de acordo com a norma, aberturas médias possuem 15% a 25% da área do piso.
-Utilização de sombreamento para as aberturas
-Paredes externas pesadas pesadas para se ter uma boa inércia térmica, com sua transmitância térmica menor que 2,20. Um exemplo: 
Parade de tijolo de 6 furos, assentado na maior dimensão.
Tijolo de 9x14x19cm
Argamassa; 1cm
Emboço: 2,5cm
-Cobertura Leve e Isolada, pela norma são coberturas com  transmitância térmica menor que 2.

-Um pouco de condicionamento de ar. (sim! existe um período do ano em que existe a necessidade para se ter conforto térmico o uso de ar-condicionado, devido aos ventos quentes e a alta umidade no ar.)

Ufa! Espero que isso seja útil para alguém, não sei se consegui explicar direito, mas tentei (rs). 




2 comentários: