sábado, 11 de fevereiro de 2012

Painéis fotovoltaicos em formato de Spray??


Painéis solares espaçosos e desajeitados são coisa do passado! Prédios inteiros, coberturas e até mesmo janelas podem receber um spray revolucionário de tinta de nanopartículas que canaliza energia solar em um meio de transmissão discreto e relativamente barato!
sprayEmbora soe estranho, essa tecnologia é de fato mais barata que a utilizada atualmente para captação de energia solar (os tradicionais painéis). “O sol é uma fonte praticamente inesgotável de energia, mas as atuais tecnologias de captação ainda tem um custo proibitivo, não podendo competir com combustíveis fósseis”, diz o engenheiro químico Brian Korgel, da Universidade do Texas em Austin, cuja equipe está desenvolvendo as células solares baseadas em spray.
spray2
Enquanto os painéis atuais são construídos à base de silício, a proposta baseia-se em selenieto de cobre, índio e gálio (CuInGaSe), nanopartículas (nanocristais) que resultam em uma superfície de absorção de energia solar 10.000 vezes mais fina que um fio de cabelo (!), de acordo com o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA. O spray pode, portanto, dar a qualquer superfície a capacidade de absorver energia solar.
Embora ainda em fase de testes com protótipos, a pesquisa já foi publicada no prestigiado Journal of the American Chemical Society, e é subsidiada pelaNational Science Foundation, pela Welch Foundation e pelo Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos EUA. Há a expectativa de chegar-se a um produto final para o mercado em cerca de 5 anos.
fontes: inhabitat e livescience

Um comentário: