sexta-feira, 2 de março de 2012

QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL


       Em homenagem ao início das aulas do mestrado vou colocar um texto retirado de um artigo a respeito da área da construção civil que eu tenho interesse em desenvolver minha dissertação. Acho que a gestão da qualidade da construção ou produção está completamente ligada a sustentabilidade, um projeto que possua uma boa gestão em seu processo de desenvolvimento certamente resultada em um projeto de qualidade com habilidades trazer bons resultados para obra, tanto econômicos quanto estéticos e funcionais.  

     Tendo em vista que as teorias e as ferramentas para a melhoria da qualidade existem e estão disponíveis, é preciso analisar como aplicá-las e adaptá-las ao setor da construção civil, principalmente dada a natureza e as características únicas da indústria da construção, onde há necessidade de se desenvolverem estratégias que permitam às empresas não só sobreviver, mas principalmente competir. FORMOSO (1994, p.37) 

     Com a necessidade de implantação dos sistemas de qualidade, foi lançado em 1992, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP-H, de qualificação evolutiva, que se divide em 04 níveis de certificação (D, C, B e A), e contempla os mesmos requisitos da ISO 9000. Visa alcançar todos os setores da construção civil ao longo da cadeia produtiva, apoiar o esforço brasileiro de modernização por meio da melhoria da qualidade, do aumento da produtividade e da redução de custos na construção habitacional. 

A implantação do sistema de qualidade nas empresas da construção civil tem como objetivo, portanto: 

• Regulamentar e documentar; 
• Controlar e planejar as atividades do projeto; 
• Controlar e planejar as atividades de construção; 
• Assegurar a adequação dos recursos necessários à construção, que incluem equipes, materiais, equipamentos e outros insumos; 
• Melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços; 
• Reduzir os custos do empreendimento; 
• Otimizar as relações com os clientes; 
• Melhorar a imagem da empresa, obtendo maiores e melhores participações no mercado. 

     Esse programa traz muitos benefícios tanto para as empresas, como para o setor público e, também para o consumidor. Para as empresas revela grandes oportunidades no aumento da sua competitividade; a redução de desperdícios; uma melhor formação dos profissionais; acesso a projetos; materiais de melhor qualidade e adequação às normas técnicas. Assim, as empresas se ajustam às disposições do Código de Defesa do Consumidor evitando certas penalidades previstas e o lançamento no mercado de produtos que não atendam às normas brasileiras. Já para o setor público, é uma oportunidade para utilização do seu poder de compra como forma de selecionar os fornecedores com maior qualidade, otimizando o uso dos recursos públicos e solicitando, no processo licitatório, os atestados de qualificação. E finalmente, beneficia o consumidor, visto que traz grande oportunidade para sua decisão no poder de compra, podendo escolher aquelas empresas que produzem com qualidade. 

   No entanto, DALCUL (1996) mostra que as empresas, além de investirem, não vêm alcançando plenamente os seus objetivos, pelo fato de, muitas vezes, haver uma ação pontual, sem a preocupação com o todo, visando retorno imediato e sem garantir o aperfeiçoamento contínuo e a renovação para o futuro. 

    As empresas, também, estão preocupadas com a exigência de algumas entidades em relação ao PBQP-H. Essas entidades são: governos estaduais, federais, municipais e a Caixa Econômica Federal que, para a realização de financiamentos, estão exigindo certificado de qualidade das empresas da construção civil, com, no mínimo, um nível de qualificação, nos moldes das normas internacionais da ISO 9000. A Caixa participa do desenvolvimento do Programa Brasileiro da Qualidade e da Produtividade do Habitat - PBQP-H, em conjunto com diversos órgãos do governo e com as várias entidades representantes do setor da construção civil no Brasil. O projeto é inédito no país e  disponibilizará recursos técnicos e informações a parceiros externos, inclusive no âmbito  do Mercosul.

Fonte: SILVEIRA, Débora Rocha Dias da; QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO RIO GRANDE DO NORTE.In: ENEGEP 2002.

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