quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Envelope Solar, sabia um pouco mais!

Essa semana estava estudando sobre ensaios computacionais de desempenho de edifícios afim de estudar análises de qualidade no projeto e me aprofundei um pouco mais sobre o envelope solar, particularmente eu não tinha ouvido falar sobre essa ferramente de projeto na faculdade. No Brasil pelo visto não existe leis para construção civil que ditam o "direito ao sol" e o envelope solar trata disto “o maior volume que uma edificação pode ocupar no terreno de forma a permitir o acesso ao sol e luz natural da vizinhança imediata” (KNOWLES & BERRY, 1980, apud ASSIS, 2000) na Alemanha isto é lei muito importante para se aprovar um projeto junto as autoridades competentes.

A forma de um envelope solar depende o entorno (forma e inclinação do solo), na posição mais baixa do sol durante o período de insolação.Os envelopes solares são empregados como uma restrição de planejamento a altura máxima do prédio no terreno a fim de não obstruir o acesso solar no seu entorno.
.
A imagem acima mostra um envelope solar feito através de partículas no qual a altura máxima que o bloco 1 teria em relação com o entorno do bloco 2 é dada pelo limite da cor azul representada na imagem, acima da cor azul do bloco 1, ele estaria obstruindo o direito ao sol do bloco 2. Fecho o post com uma frase de Knowles (2003) resumindo a importância do envelope solar “é uma forma de assegurar o acesso solar urbano para ambos, a energia e a qualidade de vida regulando o desenvolvimento dentro de limites imaginários derivados da trajetória aparente do sol”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário