segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Trecho de via expressa alemã será transformado em parque público


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A maior via expressa da Alemanha está prestes a passar por uma reforma gigantesca e se transformar em um enorme parque público em alguns trechos.


Quando as obras terminarem, a A7 ostentará uma cobertura de três metros de espessura que se estenderá do distrito de Schnelsen, em Hamburgo, até Bahrenfeld. A tarefa não será fácil, já que a cobertura terá até 30 metros de largura em alguns pontos.
























Trata-se de uma faixa de cinco quilômetros da A7, que separa a zona oeste de Hamburgo do restante da cidade. No entanto, o tráfego diário de mais de 150 mil carros produz muito barulho e poluição. Estimativas calculam que esse número suba para 165 mil até o ano de 2025.

O parque vai religar distritos que ficaram isolados por quase 30 anos, desde a construção da via expressa. No entanto, o projeto tem pontos negativos. A A7 não é importante apenas para a Alemanha, mas para toda a Europa. Com mais de 800 quilômetros, a via liga diretamente a Dinamarca e a Áustria, e a reforma interromperá o tráfego. Além disso, o projeto irá desalojar hortas localizadas no sudeste de Bahrenfeld.

Uma curiosidade: a A7 ocupa uma antiga rota de comércio medieval entre a Escandinávia e Hamburgo.


A construção começará em 2012, no distrito de Stellingen, onde o parque de 800 metros terá uma área reflorestada e jardins comunitários. O trecho de 400 metros em Schnelsen terá um corredor de árvores para bloquear o barulho das seis pistas de tráfego logo abaixo. O trecho de Bahrenfeld terá a maior cobertura e abrigará 1.700 novos apartamentos residenciais. A construção de cada trecho deve levar quatro anos.


Não será a primeira vez que uma estrada é coberta por parques na Alemanha. Düsseldorf e Munique já têm os seus, mas o da A7 será o maior do país. As obras integram o programa European Green Capitol 2011 de Hamburgo.


O projeto, em grande parte financiado pelo governo federal, custará cerca de um bilhão de dólares.

fonte: TreeHugger

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